Crise com sua marca? Saiba como a assessoria de imprensa pode salvar a imagem de sua empresa
24/09/20215 principais dúvidas sobre assessoria de imprensa
Quando se fala em assessoria de imprensa, muitas pessoas levantam questionamentos sobre o que, de fato, é uma assessoria de imprensa. Aqui listamos as 5 principais dúvidas sobre o assunto e vamos explicar cada uma delas.
1. O que faz uma empresa de assessoria de imprensa?
Resumidamente, uma assessoria de imprensa constrói uma ponte entre sua empresa/marca com a imprensa e com seu público através dos meios de comunicação. Isto é feito de uma forma simples, porém bem estratégica: encontrando boas histórias e transformando-as em notícias para que os jornalistas e profissionais da comunicação de massa tenham interesse em publicar esses conteúdos e até mesmo te conhecer melhor. Assim, construímos uma imagem empática, consistente e de referência, transformando você em fonte quando o assunto for referente ao que você faz, no que você acredita ou mesmo na sua trajetória.
2. Qual é a diferença entre uma agência de publicidade, uma agência de comunicação e uma assessoria de imprensa?
A agência de publicidade é responsável por fazer o seu produto/serviço chegar até o seu cliente de forma rápida e mais atrativa possível. Por isso, as estratégias se realizam através de propagandas e anúncios na TV ou em qualquer outro meio de comunicação de interesse; ações específicas com influencers para falar de seu produto; impulsionamento de tráfego na internet, etc. Mas todas essas ações são pagas! Ou seja, além de você pagar pela contratação do serviço para desenvolvimento das peças publicitárias, você também tem que desembolsar os valores dos espaços publicitários onde essa publicidade acontecerá.
Já a agência de comunicação se ocupa de vários braços da comunicação, da consultoria até a execução de estratégias relacionadas ao marketing, à comunicação institucional e também à assessoria de imprensa, interligando os serviços e buscando sempre a consistência para que não acham conflitos de informações e sua marca ou serviço esteja sempre bem avaliada.
Por sua vez, a assessoria de imprensa é um serviço específico que visa a repercussão do cliente nos mais variados meios de comunicação: TV, rádio, jornal, portal, etc. Ao contrário das peças de publicidade, a assessoria de imprensa se utiliza de padrões jornalísticos sugerindo pautas que tenham a ver com sua marca/serviço para que você seja entrevistado sobre o assunto sem pagar pelo espaço que lhe for dado. Sendo assim, a assessoria de imprensa busca em seu nome a apropriação de espaços já consagrados, com credibilidade e alcance e, consequentemente, o seu destaque de forma incontestável.
3. É possível contratar uma assessoria de imprensa apenas para resolver uma crise em minha empresa?
Sim, essa é uma das funções da assessoria de imprensa. Só não pense que contratando esse serviço pontualmente no momento da crise conseguiremos resolver todo o seu problema com comunicação. O indicado é ter uma assessoria de imprensa caminhando junto com você, pois assim é bem menos provável que surja uma crise, já que as ações de comunicação são planejadas e pensadas para evitar, justamente, isto. Mas, se já for tarde demais e a crise já estiver instalada, busque o quanto antes uma assessoria de imprensa para minimizar os danos. Especialmente em tempos de conectividade, os impactos podem ganhar proporções gigantescas e aceleradas.
4. Assessoria de imprensa ajuda a alavancar as vendas?
Sem dúvida! Um dos resultados da assessoria de imprensa é converter as ações de comunicação em vendas. Ainda que não seja de uma forma direta, com marketing puro da sua marca/serviço, os espaços na imprensa são sempre ótimas publicidade. Ajudam a fixar o seu nome na mente das pessoas. Mas, não basta aparecer! Tem que aparecer no lugar certo para ser visto por quem você realmente quer. Por isso, é imprescindível que você marque presença nos veículos preferidos do seu público-alvo e é a assessoria de imprensa que vai atrás disso para você.
5. O que é media training?
Não adianta a assessoria de imprensa conseguir os melhores lugares para você se apresentar e você não souber aproveitar a oportunidade. Por isso, existe o media training!
De forma simplificada, o media training é a preparação que é feita para que você saiba falar com os diversos meios de comunicação da melhor forma possível. É um treinamento para que você se comporte corretamente em todo tipo de entrevista. Cada veículo tem suas características e é preciso estar preparado para todos se você não quiser virar meme ou ter suas palavras descontextualizadas.