5 principais dúvidas sobre assessoria de imprensa
24/09/2021Crise com sua marca? Saiba como a assessoria de imprensa pode salvar a imagem de sua empresa
A internet pode ser uma ferramenta valiosa para o crescimento da sua empresa, trazendo novos clientes e propagando sua marca massivamente. Porém, é justamente por isso que temos que tomar cuidados. Quando mais olhos sobre você, mais difícil fica de esconder ou contornar situações indesejadas. Na hora da crise, é o trabalho estratégico da assessoria de imprensa que vai dar a estes olhares novas perspectivas e colocar lente de aumento no que realmente importa.
Listamos aqui algumas situações em que a assessoria de imprensa é fundamental para trazer luz em meio ao apagão gerado pela crise.
Avaliação negativa de clientes
O jornalista Heródoto Barbero em seu livro “Crise e Comunicação Corporativa” faz o alerta: com as ferramentas de comunicação acessíveis a todos, o receptor de mensagem de ontem é um formador de opinião hoje; é capaz de transportar notícias para todo lado, e não tem necessariamente nenhum compromisso com as regras jornalísticas, escreve e pronto (…). Isso significa que as corporações com suas marcas têm um campo muito maior para ser acompanhado (Crise e Comunicação Corporativa. N.p., Globo Livros.)
Isso significa que seu cliente insatisfeito pode, em poucos minutos, espalhar sua insatisfação rede afora. Com motivo ou mesmo sem ter razão, esse cliente pode com um simples clique colapsar sua marca. Por isso, é fundamental que a assessoria de imprensa de sua empresa esteja ligada cotidianamente ao que acontece nas redes sociais, monitorando a sua imagem e auxiliando o setor de comunicação a responder possíveis insatisfações de clientes para evitar que isso alcance o território da imprensa.
Campanha de marketing com efeito não esperado
A campanha de marketing é essencial para atingir certeiramente o seu público, mas considere sempre contar com a presença da assessoria de imprensa para garantir que a sua campanha publicitária seja pensada de forma global. De forma semelhante às estratégias de venda, que buscam quebrar as possíveis objeções do público, a assessoria de imprensa faz o mesmo, mas pensando de forma mais ampla. Exemplo:
- O que está sendo dito pode correlacionar a algo que está em voga na imprensa? Isso é positivo ou negativo?
- Alguma palavra usada na campanha pode ter conotações partidárias, raciais ou de gênero?
- Quais curiosidades poderiam ser causadas a partir do publicizado e o que devemos responder se isso nos for questionado?
É preciso calcular os riscos!
Um exemplo disso foi o caso de uma marca de cerveja multinacional, que fez uma campanha publicitária sugerindo um dia sem carne. Causou a maior confusão e até campanha publicitária contra a marca, como a de pecuaristas que sugeririam o churrasco sem cerveja. Um problema de grandes proporções que precisou ser contornado pela assessoria de imprensa e suas ações planejadas para apagar o incêndio.
Produto ou serviço que não funcionou como o anunciado?
Pensemos em um novo produto. Tudo fluiu muito bem, desde o projeto até o lançamento, mas eis que começam a chover reclamações sobre o produto. Não funcionou como deveria ou problemas inesperados surgiram, levando o produto até para noticiários. Situação que parece impossível de reverter, não é mesmo?
Nesse momento, a assessoria de imprensa entra em ação planejando. Junto com a empresa, o marketing e a gestão de comunicação, cria soluções para justificar a falha e comunicar, de forma clara, honesta e, principalmente, com respeito ao consumidor a atitude da empresa diante desse conflito. Nada é impossível de se reverter, desde que seja uma atuação conjunta e focada, utilizando das mesmas ferramentas que causaram o caos, mas que podem ser utilizadas a favor da empresa.
Listamos aqui 3 situações indesejadas que podem acontecer em sua empresa, mas muitas outras podem surgir. Por isso, é fundamental que uma empresa possua em sua estrutura uma boa assessoria de imprensa, de preferência com estabilidade para que não seja demandada apenas em momento de crise; que faça parte do dia a dia, que conheça todos os seus pontos fortes e fracos. Quanto mais a assessoria de imprensa conhecer sobre você, mais bem munida ela estará na hora de te defender.